5 Regras Para Uma Alimentação Saudável

5 Regras Para Uma Alimentação Saudável

Iniciar um estilo de vida saudável engloba diversas mudanças, nomeadamente o início da actividade física e a mudança para uma alimentação saudável. Essas mudanças, no entanto, não necessitam ser sinónimo de sacrifícios.

Os mitos dos pratos sem sabores ou das refeições com determinada quantidade de alimentos, não devem ser levados em conta. Para que tenhas uma alimentação saudável é essencial que a mesma seja variada e que ingiras todos os nutrientes necessários. O equilíbrio é a chave!

Caso a alimentação saudável seja um passo recente para ti, segue as regras que se encontram abaixo e experimenta o que melhor se adequa ao teu organismo em particular.

Regras para uma Alimentação Saudável

Elegemos cinco regras para te ajudar a seguir este novo estilo de vida. Confere abaixo e deixa-nos a tua opinião nos comentários.

1. Refeições

A regra das 5 refeições surgiu para que as pessoas deixassem de passar tantas horas sem comer. Se passares muito tempo sem comer, quando o fizeres novamente, o teu corpo irá armazenar toda a energia desses alimentos para prevenir a próxima situação em que ficará sem comer. Um mecanismo inteligente do nosso corpo mas muito mau para a nossa saúde. Por outro lado, muito tempo sem comer significa um maior apetite na próxima refeição, que aliado a um comer rápido acaba sempre com mais calorias ingeridas.

2. Não saltar o pequeno-almoço

Esta é a refeição que irá decidir a energia que terás durante o dia mas também as horas que terás de jejum. Não tomar a primeira e principal refeição do dia, irá diminuir a tua energia diária, aumentar a ingestão única de calorias em cada refeição e, de certo modo, afastar-te do estilo de vida saudável. Conclusão: A alimentação saudável começa no pequeno-almoço!

3. Comer sopa antes da refeição

Esta é uma regra muito usada desde a antiguidade. Comer sopa antes do prato principal tem dois benefícios: aumentar a ingestão de legumes e diminuir o apetite para o prato seguinte.

Através da ingestão da sopa, além de completar outro passo para atingir um estilo de vida saudável, também conseguirá perder algum peso.

5 Regras Para Uma Alimentação Saudável

4. Mastigar devagar

Vinte minutos é o tempo que o nosso cérebro demora a receber a informação de saciedade. Se o ritmo de ingestão for elevado, iremos ingerir imensas calorias durante o tempo de “envio da mensagem”, mas se mastigarmos lentamente, conseguiremos ingerir menos calorias e sentir a mesma saciedade.

5. Planear

Planear é um método e acima de tudo uma dica muito boa! Se planeares todas as refeições da semana – e, de preferência, as preparar com antecedência –, não cairás na tentação de ingerir comida pré-cozinhada. Este é um método muito utilizado pelas pessoas que tentam alcançar um estilo de vida saudável.

Ter uma alimentação saudável não significa sacrifícios a nível de saciedade, bem-estar e de prazer na alimentação. A palavra moderação é ordem. Quais são principais regras que estão presentes na tua mudança para um estilo de vida saudável?