Conselhos para uma alimentação saudável

O segredo para uma alimentação saudável é fazer uma dieta variada, com a ingestão de diferentes alimentos e nutrientes, sem que para isso seja também necessário a ingestão de demasiadas calorias. Outro erro comum que normalmente as pessoas fazem é ingerirem demasiada quantidade de determinado nutriente, descuidando-se na ingestão de outros que são também fundamentais para manter uma boa saúde e forma física.

Aqui ficam alguns conselhos para uma alimentação saudável:

 

Auto Draft

 

  • Alimente-se com uma grande variedade de alimentos ricos em diversos nutrientes: Para se manter saudável é necessário que a sua alimentação seja equilibrada, pois o corpo humano precisa de vários nutrientes diferentes. Deve por isso apostar na variedade de alimentos e não apenas ingerir apenas alguns que goste mais. A sua dietadeve incluir pão e outros produtos com cereais integrais, frutas, legumes, produtos lácteos, bem como carnes, aves, peixes e alimentos ricos em proteínas.

 

  • Coma em abundância alimentos integrais, frutas e legumes: Mesmo que não aprecie vegetais, o seu consumo é essencial. Procure por receitas culinárias mais saborosas com estes ingredientes, mas nunca os elimine da sua alimentação. Contudo, evite receitas com demasiadas gorduras, pois não estaria a tirar partido de todas as propriedades benéficas deste tipo de alimentos.

 

  • Mantenha um peso saudável: Excesso de gordura corporal pode levar a pressão arterial alta, doenças cardíacas, diabetes, acidentes vasculares,  alguns tipos de cancro e outras doenças. Por outro lado, magreza em excesso pode aumentar o risco de osteoporose, irregularidades menstruais e outros problemas de saúde.

 

  • Faça pequenas refeições ao longo do dia: Evite apenas comer 3 grandes refeições por dia. O ideal é que faça entre 5 a 6 refeições de tamanho mais pequeno ao longo do dia, de forma a sentir-me mais saciado. Evite saltar refeições, pois pode acabar por ingerir demasiada comida quando estiver com fome, logo ingere também mais calorias desnecessárias. Em alternativa, prepare pequenos lanches saudáveis e pouco calóricos para saciar a fome entre as principais refeições.

 

  • Não exclua alimentos da sua dieta, mas sim reduza a sua ingestão: Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, o segredo está em moderar o consumo dos mesmos. Se gosta de pizza não deve exclui-la totalmente da sua dieta, apenas reduzir o número de vezes que efetivamente a come. Por exemplo, pode reservar um dia específico do mês para se deliciar com o seu alimento favorito, mas sempre sem cair em exageros.

 

  • Faça mudanças graduais na sua alimentação e não mudanças drásticas: Este é o erro mais comum que a maioria das pessoas faz quando pensa em fazer dieta ou ter uma alimentação saudável: mudar por completo os seus hábitos alimentares. Demasiadas mudanças e muito rapidamente pode ter o efeito contrário e dificultar o caminho para atingir o seu objetivo. Comece por mudar alguns hábitos errados e vá progredindo para mudanças mais significativas que levem a uma alimentação saudável, mas aos poucos.